quinta-feira, 17 de maio de 2012

20 aplicativos essenciais para educação


20 aplicativos essenciais para educação:

Lugar comum, o uso da tecnologia é uma presença cada vez mais incontornável na vida de professores, alunos e na educação em geral. Apesar de continuar haver algumas resistências, a utilização de iPhones e iPads nas salas de aula começa a ser recomendado. Não se trata de um capricho ou de uma moda mas de uma nova compreensão do ensino colaborativo e participativo que busca um maior envolvimento dos alunos na sua formação, que tem como consequência uma melhoria significativa nos resultados escolares.

É inegavelmente mais fácil levar os alunos a realizar as suas atarefas diárias fazendo uso dos meios tecnológicos que eles usam habitualmente. Os jovens, obviamente, sentem-se muito atraídos pela tecnologia, são os seus grandes utilizadores e utilizar esse recurso como ferramenta de aprendizagem significa estar atento aos novos tempos e às oportunidades que ele cria.

A lista que se segue enumera 2o aplicativos essenciais para educação, com recurso ao iPad e iPhone, apesar de haver alguns com versões para sistemas Androide. É, naturalmente, uma lista aberta onde podem caber outras tantas aplicações. Cada um será capaz, com certeza, de sugerir e preferir outras opções e sugestões. Partilhar é o segredo.

  1. Leafsnap: Desenvolvido por investigadores das Universidade de Columbia e de Maryland, e da Instituição Smithsonian. Usa um sistema de reconhecimento visual para identificar as espécies através de fotos das folhas.
  2. Grammar Up HD: essencial para a gramática, vocabulário e escrita em Inglês.
  3. SkyView – Explore the Universe : para explorar o universo.
  4. World Atlas – National Geographic, com excelentes mapas.
  5. iBooks: Biblioteca e livraria na palma da mão.
  6. iElements: Tabela periódica dos elementos
  7. Scales & Modes: Essencial para aprender música.
  8. Aprenda inglês Voxy: Aprender Inglês. Número 1 no Brasil.
  9. Math bingo: Uma ótima maneira de conjugar o jogo e a aprendizagem da matemática.
  10. MathBoard: MathBoard é apropriado para todas as idades, desde o jardim de infância (com simples problemas de adição e subtração) até ao primário, onde aprender multiplicação e divisão pode ser um desafio.
  11. Safe Browser: Um navegador seguro com filtros e controlos dos pais.
  12. Flashcards +: uma das aplicações mais úteis para criar e usar flashcards (grátis)
  13. iStudiez Pro: uma ferramenta de gestão da vida académica, desde os contactos, calendários, mapa de testes, horário de disciplinas, etc.
  14. TED Mobile: Ferramenta de vídeo muito útil para todas as idades.
  15. Anatomia em animações: Conhecer o corpo humano em 41 animações explicativas de cada sistema.
  16. Math Formulas: Aqui estão todas as fórmulas matemáticas que um aluno pode precisar.
  17. iPronuntiation: tradução mútua de 53 línguas, mais voz e pronúncia. Uma excelente ferramenta para aprender e conhecer línguas.
  18. Math Ninja Lite é um jogo divertido e interessante para crianças de 6-12 anos para aprender e praticar habilidades em matemática, desde os conceitos básicos de adição, subtração, multiplicação e divisão, até aos problemas mais avançados e complicados de resolver.
  19. Graphing Calculator: Calculadora perfeita para o cálculo, álgebra, etc ..
  20. Stack the Countries Lite: Aprender geografia com esta aplicação (em Inglês)
A postagem pertence ao blog Minha Caixa Mágica, são aplicativos muito interessante que com certeza irão contribuir no ensino aprendizagem de nossos alunos.
Acessado em 17/05/2012

Fonte: http://minhacaixamagica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...