quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Conheça os premiados do Festival do Minuto na Escola do Tocantins 2012:

Foi realizada nesta terça, (04), no auditório do Memorial Coluna Prestes, em Palmas, a cerimônia de premiação do 1° Festival do Minuto na Escola do Tocantins. Lançado em maio de 2012 no Estado, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Seduc, o festival contou com 111 vídeos inscritos e participação de 28 municípios.
Entre os 71 vídeos aprovados para concorrer, 28 foram eleitos finalistas. E das quatro categorias em disputa, “Minuteen”, “Ensino médio”, “Professores” e “EJA”, esta última, que recebeu o menor número de inscrições (três), teve todos os seus vídeos inabilitados pela comissão de avaliação, ficando de fora da competição e abrindo espaço para mais uma premiação na categoria “minuteen”.
“Dos 111 vídeos inscritos, 40 foram inabilitados de concorrer por algumas restrições como bancos de imagem sem licença e principalmente, restrições de trilha sonora, já que se tem que seguir alguns critérios pra isso. A trilha deve ser autorizada ou autoral, estar em domínio público, e também existe na internet o “Creative Commons”, uma organização não governamental sem fins lucrativos voltada a expandir a quantidade de obras criativas disponíveis, através de suas licenças que permitem a cópia e compartilhamento com menos restrições que o tradicional”, disse Fernanda Schaefer, coordenadora do festival em São Paulo.
Por ser o primeiro ano do Tocantins no festival, através das escolas públicas, algumas dificuldades, pela novidade, seriam inerentes, mas a coordenadoria de tecnologias aplicadas à educação da Seduc soube contorná-las da melhor forma possível. “Nosso trabalho foi super gratificante. Contamos com diversos apoios, como o da ONG Casa da Árvore, que contribuiu com uma oficina e disponibilizou um banco de trilhas para o festival, tivemos o inestimável apoio das Diretorias Regionais de Ensino, DREs, das escolas, professores e o envolvimento dos alunos, que na reta final compareceram. O momento é de agradecimentos”, observou Mônica Rocha, técnica pedagógica da Seduc e coordenadora do festival no Estado.
“Nós sentimos que a participação, no sentido do volume de vídeos inscritos, foi tímida, pequena perto do que esperávamos, mas recebemos vídeos muito bons, que nos surpreenderam bastante. Saímos orgulhosos desta edição”, continuou Fernanda Schaefer. Para o ano de 2013 a sensação é de que podemos ir mais longe, com mais vídeos inscritos e trabalhos cada vez melhores, “nós temos que romper as barreiras dos currículos tradicionais, promovendo novas tecnologias, novas plataformas. É um anseio do nosso Governo e da Seduc, fazer com que os 76.000 netbooks entregues, por exemplo, possam ganhar significado por parte dos alunos, que eles interajam com linguagens artísticas e desenvolvam habilidades através de jogos interativos e interdisciplinares”, comentou Joneidson Lustosa, superintendente de tecnologia da Seduc, na ocasião representando o secretário de educação, Danilo de Melo.

E para acabar com o suspense, eis então os nomes dos premiados, que receberam notebooks e troféus. (Todos os 28 vídeos finalistas ganharam também certificados):

Categoria Minuteen (Ensino Fundamental)

A velha pisadeira, de Cindy Naiara Ferreira dos Santos, da E.E. José Damasceno Vasconcelos – Miracema do Tocantins/TO

Educação Tradicional Krahô, de Ilda Patpro Krahô, da Escola Indígena Tôro Krahô – Goiatins/TO

Categoria Ensino Médio

Paixão a primeira vista, de Catiane Machado Morais, da E.E. Irineu Albano Hendges – Guaraí/TO

Menção Honrosa – categoria Ensino Médio

Alegria Mẽhĩ, de João Batista Ropcuxy Krahô, da Escola Indígena Tôro Krahô – Goiatins/TO

Categoria Professores

Cerrado Intempestivo, de Felipe Kometani Melo, da Escola Indígena Tôro Krahô – Goiatins/TO

Fonte: http://www.seduc.to.gov.br/seduc/index.php/89-materias/976-encerramento-do-festival-do-minuto-na-escola-do-tocantins-2012-conheca-os-premiados em 05/12/2012.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...