quarta-feira, 10 de abril de 2013

Formação Continuada em Tecnologias Educacionais PROUCA-TO


Escrito por: Rosileide Ribeiro
11/04/2013
Acontecerá nesta quinta-feira, dia 11/04/2013, o Encontro Presencial de Formação Continuada em Tecnologias Educacionais - Projeto Tocantins Conectado: Um Computador por Aluno - 2013, para os(as) diretores(as) de unidade escolar, coordenadores pedagógicos, coordenador de programas e projetos e professores do 1º ao 5º ano das escolas estudais de Porto Nacional. O encontro acontecerá no auditório da DRGF - Diretoria Regional de Gestão e Formação de Porto Nacional, no período matutino (08:00 as 12:00 horas), para os professores que trabalham no turno vespertino e no período vespertino (14:00 as 18:00 horas), para os professores que trabalham no turno matutino.
As escolas em que os professores trabalham nos dois turnos, deverão articular suas atividades junto aos alunos, garantindo a participação do professor na formação. Para melhor organização das turmas no encontro presencial solicitamos das escolas que encaminhem os professores metade no período matutino e metade no período vespertino.
A formação acontecerá na plataforma e-proinfo (http://e-proinfo.mec.gov.br/), tendo os seguintes objetivos:
Objetivo Geral
               i.      Operacionalizar a proposta de capacitação voltada ao uso pedagógico intensivo e adequado do laptop educacional nas escolas atendidas como o Projeto Tocantins Conectado - Um Computador por Aluno.
Objetivos Específicos
             ii.      Capacitar os professores e gestores das unidades escolares participantes do projeto para o uso dos programas do laptop educacional;
            iii.      Apresentar as ferramentas presentes no laptop com visão geral de suas funcionalidades e propor atividades que possibilitem melhor entendimento às potencialidades;
            iv.      Realizar oficinas sobre as funcionalidades do sistema operacional e aplicativos instalados no laptop educacional;
             v.      Oferecer subsídios teórico-metodológico-práticos para que os professores e gestores escolares possam compreender o potencial pedagógico dos laptops no ensino e na aprendizagem;
            vi.      Desenvolver atividades para que professores planejem e promovam ações pedagógicas com o uso dos laptops.
Os profissionais que atuarão na formação são: professores formadores do NTE, técnicos pedagógicos CTAE/SEDUC, tutores selecionados por meio de edital.
A formação abrangerá três dimensões: tecnológica, pedagógica e teórica e será dividida em encontros presenciais e a distância, com a seguinte estrutura:
Ø  Módulo 1: Introdução ao Curso UCA e Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA (20 hs presenciais - 5 encontros e 20 hs à distância).
Ø  Módulo 2: Apropriação Pedagógica e Gestão da Tecnologia na Escola (20 hs presenciais - 5 encontros e 40 hs à distância).
Ø  Módulo 3: Sistematização das Ações Desenvolvidas nos Módulos 1 e 2 e finalização da construção do ProGITEC (8 hs presenciais - 2 encontros e 12 hs à distância).
Ressaltamos que, para a eficácia do Projeto UCA - Tocantins Conectado é de fundamental importância a participação efetiva dos envolvidos no processo educacional das escolas contempladas.

Um comentário:

antônia reginalva disse...

A formação vem contribuindo bastante no desenvolvimento das nossas atividades em sala de aula, e com certeza adquirimos novos conhecimento que só vem aprimorar a nossa prática pedagógica. é interessante que todos os profissionais da educação estejam engajados neste processo, uns colaborando com o outros para juntos contribuir com o ensino e aprendizagem do educando.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...