terça-feira, 24 de junho de 2014

PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

O PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
O Encontro do PNAIC iniciou hoje 24/06 e vai até o dia 25 de junho de 2014, com professores do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Fundamental das escolas jurisdicionadas a DRE de Porto Nacional.
Na cerimônia de abertura a Diretora Regional de Ensino falou da importância do PACTO e da inserção das tecnologias na sala de aula.
A Assessora de Formação da DRE, Albanita Barreira, iniciou o momento lendo uma linda mensagem de motivação, com o nome "Bom Dia Dia Lindo" e acolheu a todos e a todas para um encontro de muitas aprendizagens e sucesso. Enfatizou a importância dos(as) participantes divulgarem o que aprendeu no encontro com os diretores escolares, como forma de fortalecimento das ações em sala de aula.

 
 



No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:
1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3. Avaliações sistemáticas;
4. Gestão, mobilização e controle social

 Fonte: http://pacto.mec.gov.br/o-pacto em 24/06/2014.






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...