sexta-feira, 20 de março de 2015

Câmara oferece 54 vagas para formação de professores em Missão Pedagógica



Estão abertas as inscrições para os educadores que desejam participar do programa Missão Pedagógica no Parlamento, que oferece uma semana de estudos em Brasília, para 54 professores da rede pública do País, sendo dois de cada estado e do Distrito Federal. As inscrições podem ser feitas no site www.camara.leg.br/edulegislativa, até o dia 26 de abril.
A ação é uma ação da Câmara dos Deputados com o objetivo de promover uma formação em educação para a democracia. Para participar os professores devem atuar no ensino fundamental e médio em escola pública ou exercer cargos de coordenadores pedagógicos, orientadores e que tenham interesse em desenvolver um trabalho na escola com temas como democracia, cidadania, política e poder legislativo.
Entre os inscritos haverá um sorteio conforme descrito no edital com seleção inicial de 216 pessoas. O sorteio está previsto para acontecer no dia 28 de abril. Em seguida, os educadores passarão por um processo seletivo e, no final, 54 professores de todo o País participarão do programa de formação.
A semana de estudos terá carga horária de 90 horas, sendo 40 presenciais realizadas no período de 31 de agosto a 4 de setembro, em Brasília. Para finalizar haverá o módulo de aplicação com a realização de projetos pedagógicos de educação em democracia na sala de aula.
Josélia de Lima – Ascom/Seduc

O programa Missão Pedagógica no Parlamento é uma iniciativa da Câmara dos Deputados que têm como objetivo oferecer aos educadores formação em educação para democracia. Esse foi o primeiro programa destinado a professores da rede pública realizado pelo Legislativo no âmbito federal e em 2015 está indo para sua 5ª edição.
O programa busca a construção de uma rede nacional de educadores sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas.
Para participar do programa os interessados devem se inscrever no processo seletivo, que consiste na participação no curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”. São disponibilizadas 216 vagas preenchidas por sorteio eletrônico, sendo oito por estado e DF. Os 54 participantes com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por estados e DF, são convocados para participar do Missão Pedagógica no Parlamento.
Os convocados participam de uma intensa semana de formação em Brasília e de um módulo de elaboração de projetos à distância, nos quais aprendem e socializam saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania. Além disso, conhecem de perto a Câmara dos Deputados e o Poder Legislativo. As despesas para participação no encontro em Brasília são custeadas pela Câmara dos Deputados.
Para participar do processo seletivo, dentre outros requisitos, o interessado deve atuar nos Ensinos Fundamental e/ou Médio em escola pública como professor regente, coordenador ou orientador pedagógico e ter interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania, política e/ou Poder Legislativo com os alunos.
Os participantes que concluírem com êxito o programa são certificados pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados em 120 horas.

Fonte:  http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/edulegislativa/educacao-legislativa-1/educacao-para-a-democracia-1/missao-pedagogica/conheca-sobre em 20/03/2015.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...