sexta-feira, 18 de março de 2016

Rodas de leitura: como estimular a leitura infantil?

rodadeleitura.drang.com.br
Quantas vezes vocês já não ouviram as frases: “não gosto de ler”, “não quero ler” ou “ler é chato”? Muitos jovens não veem na leitura uma atividade prazerosa. Por isso, cabe aos professores transformarem o livro em um amigo dos estudantes, em algo que eles gostem de fazer. Então como estimular a leitura infantil?
Duas educadoras de Santa Catarina encontraram uma solução inovadora e eficiente: as rodas de leitura. Depois de ouvir sucessivas reclamações dos alunos quando o assunto era ler, as professoras Carolina Kuhnen e Elizete Maria Marques resolveram começar uma transformação da Escola Desdobrada e no Núcleo de Educação Infantil da Costa da Lagoa em Florianópolis.

Como estimular a leitura infantil

A escolinha que elas trabalham tem sempre sua rotina alterada às terças e quartas-feiras, quando turmas do 1º ao 4º anos são reunidas numa roda literária.
É assim: o momento começa com uma música cantada por todos. Os alunos ficam sentados sobre uma almofada — uma minhoca gigante — feita pelas professoras e os responsáveis pela leitura são sorteados, sendo até cinco numa tarde. Aí, cada um escolhe o livro. Aos outros cabe escutar a história e depois preencher um cronograma de leitura, que também foi criado para o projeto.
Em uma tabela de papel eles colocam a data e o mês da leitura. Listam quem foram os leitores do dia, o gênero do livro, e fazem observações sobre o texto.
A professora Carolina conta fala sobre a evolução dos estudantes: “A gente percebeu uma evolução muito grande nas anotações. Antes eram apenas: achei legal. Gostei. Hoje eles elaboram mais e explicam por que gostaram”.
Cada aluno tem sua pastinha de cronograma. No fim do ano, junto com todos os registros, os alunos vão receber um DVD com imagens da roda de leitura.
A professora acrescenta que a evolução foi ainda maior entre os alunos de 1º ano, que estavam em fase de alfabetização. Ao iniciar a atividade, a disputa por quem vai ler é grande e por isso o sorteio é necessário. Todos querem mostrar o quanto sabem. Os livros também são disputados e os alunos já avisam para a professora que querem levá-los para casa.

Como montar uma Roda de Leitura

  • Forme uma roda de leitura com seus alunos. Antes de iniciar a atividade cante uma música com a criançada. Uma outra canção deve fechar o final da atividade.
  • Faça o sorteio dos leitores - o número vai depender do tempo disponível para a atividade.
  • Peça aos alunos sorteados que escolham um livro para ler em voz alta. É importante deixar que eles façam a escolha deles, mas dá para sugerir que um livro é muito extenso para o momento, por exemplo.
  • Os gêneros também devem ficar a critério dos alunos.
  • Trabalhe com os alunos o texto que está sendo lido. Faça perguntas como sobre o que é essa história? O que o autor quis dizer nessa poesia? Isso ajuda a eles entenderem aquilo que leram e a interpretar a história.
  • Cobre dos alunos um cronograma da leitura. Nele deve conter o dia e o mês da leitura, quem foram os leitores, o gênero, e as observações do estudante sobre as histórias que foram contadas.
  • Tenha um dia fixo para a atividade que deve ser contínua e entrar para a rotina das crianças.

Intercâmbio cultural internacional

O projeto proporcionou aos alunos um intercâmbio com o colégio do Castanheiro Ilha de São Miguel, em Portugal. Pela internet, eles fizeram uma roda de leitura integrada, uma videoconferência onde leram o livro Um Naufrágio nos Açores, de Rita Cortez.
Roda de leitura: mais uma solução inovadora encontrada por professores engajados em estimular a leitura infantil. E o melhor é que não tem como errar. São só benefícios. Experimente!
Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/rodas-de-leitura-como-estimular-a-leitura-infantil em 18 de março de 2016.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...