segunda-feira, 8 de agosto de 2016

7 filmes sobre a história da África para passar em aula

Fonte da imagem: pt.slideshare.net
Com toda certeza você já viu alguns filmes sobre a história dos Estados Unidos, saber a história desse país é muito comum, principalmente com os filmes que retratam as guerras, mas será que já viu algum filme sobre a história da África? O continente africano é muitas vezes deixado de lado, mas também tem uma grande importância histórica. Você precisa conhecer um pouco da história desse povo.
É por isso que vamos abordar aqui a história da África contada em filmes, dessa forma qualquer pessoa pode aprender um pouco sobre esse continente tão rico de tantas formas. Se é professor e pretende contar um pouco da história de outros países, não deixe de conferir essa lista, será mais fácil mostrar aos alunos a situação da África em um filme do que utilizar apenas as aulas expositivas.
Hotel Ruanda – Um filme de 2004 que retrata um pouco da história da África, o interessante é que a história é real. O enredo mostra um acontecimento histórico no país, Paul Rusesabagina foi o responsável por salvar a vida de 1.268 pessoas durante o genocídio de Ruanda em 1994. O filme se passa em Kigali, capital da Ruanda, nesse local existia um hotel muito famoso onde Paul Rusesabagina era gerente, por causa do ataque entre duas etnias, os hutu e tutsi, uma guerra começou e Paul começou a abrigar moradores da cidade no hotel.
O Último Rei da Escócia – O filme é baseado em fatos, mas é contada por um médico escocês fictício. Ele conta os acontecimentos de Uganda entre 1971 e 1979 quando o militar Idi Amin Dada se tornou ditador após um golpe de Estado.
Invictus – Esse é um dos filmes mais famosos da África, foi lançado em 2009. É baseada na história do livro Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game That Made a Nation e na conquista da Copa do Mundo de Rugby de 1995 pela Seleção Sul-Africana. Esse é um filme bem interessante, pois além de mostrar um pouco da história do país, também mostra um pouco da cultura e do esporte.
Diamante de Sangue – O filme conta a história dos diamantes que são extraídos em zonas de guerras africanas e vendidos para financiar conflitos. Ele é ambientado durante a Guerra Civil de Serra Leoa, o país está dilacerado pela luta entre partidários do governo e forças insurgentes. O filme é bem real com os fatos e mostra as atrocidades dessa guerra, como amputação de mãos de pessoas para desencorajá-los de votar nas próximas eleições.
A Sombra e a Escuridão – Um filme inspirado na história real dos incidentes de Tsavo, em 1898. Nessa época acontecia a disputa entre franceses, alemães e britânicos para tomarem posse do continente africano.
Um Grito de Liberdade – É um filme de drama situado no final de 1970, durante a era do apartheid da África do Sul. Baseado nos livros do jornalista Donald Woods , o filme mostra os acontecimentos da vida real envolvendo o ativista negro Steve Biko e seu amigo Donald Woods.
Zulu – O filme mostra a Batalha de Rorke’s Drift entre o exército britânico e o reino zulu em janeiro de 1879, durante a Guerra Anglo-Zulu.

Todos esses filmes retratam um pouco da história da África, os países africanos tem histórias únicas e acontecimentos que todos precisam saber, é muito importante saber um pouco sobre esses fatos. Alguns acontecimentos são bem recentes, outros já aconteceram há mais de um século, mas, mesmo assim, é muito importante conhecer essas histórias.
Se você é professor de história, não deixe de estudar a história africana, esses filmes vão ajudar a introduzir melhor o assunto. Pode ter certeza que seus alunos vão adorar saber um pouco mais desses acontecimentos. Se conhece mais filmes interessantes sobre a história da África não deixe de comentar aqui e indicar para outras pessoas.

Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/7-filmes-sobre-a-historia-da-africa-para-passar-em-aula, em 08 de agosto de 2016.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...