sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Como ensinar ciências com alimentos?

Os alunos tendem a rotular algumas disciplinas como difíceis, cansativas e até chatas. E dentre todas, a área de ciências é a que eles mais tentam evitar. Na tentativa de mudar essa ideia pré-concebida dos estudantes, os professores buscam novos métodos de ensino. Uma forma muito interessante de alcançar esse objetivo é ensinar ciências com alimentos.
Afinal, é preciso explorar os conteúdos aproximando-os da realidade de seus alunos, pois aprender não é apenas dialogar com seus interlocutores. O conteúdo precisa ser trabalhado de forma mais contextualizada, onde se busque uma abordagem que tenha mais significado para a vida do aluno, que promova a sua interação e que favoreça a busca por resoluções das situações-problema.
ciência deve ser valorizada, a sua importância deve ser mostrada nas suas abordagens práticas e teóricas apontando a sua relevância no cotidiano de seus alunos. Para que isso aconteça, pode-se fazer uso de experiências demonstrativas-investigativas utilizando os alimentos para tal fim.

Como ensinar com alimentos?
alimentação é um dos temas estudados nas escolas em diversas séries. No entanto, quando os alunos são interpelados sobre esse assunto, eles demonstram que não estão de posse desse conhecimento. Um dos motivos é o fato do ensino ser trabalhado em caráter conteudista, onde se alternam a explicação entre conteúdos e exercícios.
No entanto, é possível fazer uma abordagem diferente e mais instigante para os estudantes. As experiências são perfeitas para abordar os mais variados temas em apenas um único experimento e, como se está praticando e colocando os fatos no dia a dia dos alunos, a aprendizagem se torna mais efetiva e interessante.
Um bom exemplo é o experimento que obtém o perfume da canela e do cravo-da-índia utilizando-se solvente. Dessa forma, é possível trabalhar em sala de aula os conceitos de extração, solubilidade, solvente e soluto. E ainda tem-se a possibilidade de relacionar esses conceitos com a obtenção dos perfumes e chás.
Ou seja, o ensino das ciências com alimentos pode ser muito proveitoso fazendo-se experimentos. Dessa forma, tem-se a possibilidade de abordar mais de um conceito em apenas um experimento e isso torna a aprendizagem e a abordagem muito mais simples e interessante.
Como a ciência se relaciona com os alimentos?
Na antiguidade o homem precisava correr atrás de sua comida para poder se alimentar. Com o passar dos tempos, a ciência avançou tanto que ela é capaz de recriar os alimentos.
relação entre ciência e alimentos é tamanha que existe um ramo multidisciplinar das ciências biológicas que é responsável por estudar a composição, processamento, deterioração, conservação, qualidade, elaboração e comercialização dos alimentos que estão a disposição do consumidor. Ela é conhecida por Ciências dos alimentos.
Ciências dos Alimentos tem por objetivo estudar todos os aspectos do alimento desde seus aspectos físico-químicos ao seu poder de nutrição, passando ainda pela gestão de qualidade, logística, legislação, marketing e sensorialidade.

Experimentos científicos para fazer com alimentos
Realizar experimentos científicos com os alimentos pode ser muito simples. Uma ótima forma de fazer isso em casa é buscando entender o porquê dos bolos crescerem quando o fermento é adicionado a sua massa.
Para esse experimento são necessários 3 copos médios que tenham uma capacidade aproximada de 200 ml, leite, farinha de trigo, açúcar, fermento biológico e fermento químico em pó.
Para realizá-lo é muito simples:
·         Separa-se os 3 copos identificando-os;
·         Em um deles coloca-se 2 colheres de farinha de trigo, 1 colher do fermento em pó, 15 ml de leite, 1 colher de açúcar;
·         No segundo copo coloca-se 2 colheres de farinha de trigo, 1 colher de açúcar, 15 ml de leite, 1 colher do fermento biológico;
·         No ultimo copo adiciona-se 15 ml de leite, 1 colher de açúcar, 2 colheres da farinha de trigo;
·         Os três copos devem ser postos em banho-maria por cerca de 30 minutos em uma temperatura próxima a 50 graus.
A partir daí, percebe-se que onde o fermento químico está presente há um aumento no tamanho do bolo sendo que, onde ele não está presente, esse aumento não é perceptível.
Como fazer experimentos científicos em casa?
Diversos experimentos científicos podem ser feitos em casa devido a facilidade e simplicidade de realizá-los. Para realizar os mais variados experimentos pode-se utilizar materiais que estão presentes no dia a dia de cada um: copos, pepino, água, sal, solução fisiológica, fermento e leite são alguns dos materiais que podem ser usados para realizar alguns experimentos simples.

Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/como-ensinar-ciencias-com-alimentos, em 12 de agosto de 2016.


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