sábado, 3 de setembro de 2016

Os principais temas de redação do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, famoso Enem, que é a porta de entrada para o ensino superior da rede pública e privada, gratuita ou parcialmente. Além disso, este exame faz parte de um sistema muito mais subjetivo do qual julgamos conhecer, pois gera informações estatísticas sobre a educação e outros aspectos de vida dos cidadãos brasileiros.
A tão conhecida prova do Enem é estruturada e pensada por variados tipos de mentalidades com diversas finalidades. Em relação ainda à estrutura, a prova possui um determinado número de questões interdisciplinares contidos de nuances entre matemática, física e outras matérias escolares que costumamos ver no ensino médio, porém cobrada sob uma perspectiva transversal do conhecimento.
redação é uma fase avaliativa e é considerada de grande peso na pontuação e pressão aliada ao nervosismo dos estudantes. Mas, a realidade é que não há o que temer, pois a redação é a chance de esclarecer seu repertório de conhecimento de uma forma mais direta. É uma prova que avalia a capacidade linguística, desenvolvimento cognitivo adquirido, percepção do tempo e espaço em que vivemos, habilidades com escrita e normas da linguagem.
Elencamos os itens que podem basear temas para a redação do Enem:
·         Crise política e economia no Brasil, incluindo impeachment;
·         Olimpíadas 2016 e a visão de sustentabilidade e respeito à diversidade;
·         As lutas e protestos contra racismo e violência contra mulher;
·         O avanço das redes sociais e o desenvolvimento tecnológico vivenciado nos últimos anos;
·         Direitos das crianças e dos idosos, incluindo as novidades na legislação de transito;
·         Os controles agropecuários e o consumo de agrotóxicos. As novas ondas de mudanças na alimentação;
·         Mudanças climáticas e novas tecnologias para produção de energia;
·         O uso consciente da água.
Lembrando que estas sugestões de futuros temas para prova do Enem, podem também ser bons norteadores de argumentos para desenvolver parágrafos. Entenda melhor: suponhamos que o tema da redação seja: Empreendedorismo eSustentabilidade Social, portanto todos os itens temáticos, citados acima, podem desenvolver um conteúdo para redação. É muito importante para o estudante que esta se preparando para o Enem trabalhar com analogias e conexão de ideias no desenrolar da redação, principalmente no rascunho.
Para facilitar ainda mais o desenvolvimento dos parágrafos que constituem a redação, há alguns truques para manter coesão e coerência na redação. Em passos simplificados:
1.    Primeiro Parágrafo: Ideia introdutória. Neste parágrafo se apresenta sobre o que traz a sua redação ao interlocutor. Uma dica bastante funcional é eleger 5 palavras-chave para o desenrolar da introdução e nos próximos parágrafos delinear melhor as ideias conceituais envolvidas em cada item;
2.    No Desenvolvimento argumentativo do texto é representado o brilho das ideias centrais do conteúdo. Esta etapa pode ser desenvolvida em 3 ou 4 parágrafos de 5 linhas onde podem ser narrados e expostos; a) objetivos do conteúdo para o leitor, b) problemática a qual se relaciona a temática, c) as hipóteses positivas e afirmativa, d) Exemplos que coincidem com a temática abordada e conteúdo desenvolvido;
3.    A conclusão é um parágrafo onde as considerações gerais sobre o tema são expostas. É um fechamento e nele pode ser ressaltada pensamentos ideológicos ou ideias inovadoras, até mesmo de outros pensadores, mas cuidado com o plágio.

E você, tem algum truque de redação para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário.
Fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/os-principais-temas-de-redacao-do-enem em 03 de setembro de 2016.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...