quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Como ensinar a partir de tablets

A tecnologia tomou conta das nossas vidas, ela está presente em todas as áreas, no lazer, trabalho e claro, nos estudos. Por isso, muitas pessoas estão usando os aparatos tecnológicos para poder ensinar e aprender. O problema é que, como todas essas tecnologias são novas, muitas pessoas tem dificuldade de conseguir desenvolver um trabalho interessante usando celulares, programas de computador, a internet e os tablets.
Portanto, vamos falar um pouco sobre esse assunto e ajudar nessa nova missão que os professores têm de ensinar a partir de tablets e outras tecnologias. Focaremos apenas nos tablets, mas se você quiser ideias para ensinar com outros meios é só deixar nos comentários que ajudamos e indicamos.

Ensinando a partir de tablets

Não é difícil, você primeiro precisa saber o que é e qual o objetivo deste aparelho, o tablet é muito parecido com o celular, mas ele não faz chamadas, é muito usado no trabalho, mas muitas pessoas também tem como forma de entretenimento. Você pode aproveitar o tablet para fazer as duas coisas e ajudar seus alunos de maneiras diferentes. O mais legal é que os tablets estão atualmente com preços bem acessíveis e muitos pais compram para os seus filhos, que usam como uma forma de entretenimento.
Antes de começar a usar o tablet para ensinar você precisa saber se seus alunos têm acesso a um tablet, não precisa ser dele, eles não precisam levar para a escola, só precisam ter um em casa e poder usar. Se todos os seus alunos tem um aparelho desse já pode começar o trabalho.

Dicas para usar o tablet na educação

Nossa primeira dica são os jogos educativos, a maioria dos adolescentes e crianças que tem tablet usam para jogar e se divertir, por isso, use o tablet com esse objetivo também, mas é claro que aliando ao ensino. Existem inúmeros programas educativos para esse aparelho, você pode escolher o que mais tem identificação com a sua matéria e usar. Nesse caso os alunos vão estar se divertindo e poderão otimizar seus estudos ao mesmo tempo.
Existe aprendizado melhor que esse? Não deixe de aproveitar o que a tecnologia tem a oferecer, você pode utilizar os aplicativos para ensinar e divertir de muitas formas, mas não é só com diversão que se ensina. É possível usar o tablet para outras coisas também, como ele tem acesso à internet é possível pedir aos alunos que acessem as redes sociais, sites, revistas, jornais, entre outras coisas por ele.
Use sua criatividade e use esse acesso à internet a seu favor, se você observou que seus alunos gostam muito de uma determinada rede social, aproveite ela em sua disciplina. Por exemplo, se seus alunos têm envolvimento com o Facebook, crie uma página ou um grupo de estudos, lá os alunos podem comunicar com você enquanto estão em casa, podem tirar dúvidas e você pode passar dever e trabalhos por lá.
Uma outra forma de usar o tablet no ensino é aproveitando aplicativos que vão ajudar na apresentação de um trabalho, usando uma ferramenta de texto para escrever uma redação. São muitas as possibilidades, você só precisa pensar no seu objetivo e no que deseja oferecer para seus alunos.
Pode ter certeza que todos vão adorar saber que podem usar o tablet no estudo, eles vão ficar mais animados e até aprender mais com isso. As possibilidades são muitas e as vantagens também são. Não deixe de aproveitar tudo o que a tecnologia tem a oferecer, lembrando que você pode usar essas dicas aqui para usar os celulares como aliados no ensino também.
Se já trabalhou com tablets no ensino não deixe de compartilhar conosco, sua experiência vale muito e pode ajudar outros professores. Deixe suas sugestões e dúvidas nos comentários também e não esqueça de compartilhar esse artigo com outros professores, todo mundo só tem a ganhar com isso.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...