quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

O que a poesia pode ensinar na educação

A poesia pode ser trabalhada de várias maneiras em sala de aula e, por isso, pode ensinar muito, mas tudo vai depender da forma que vai usar a poesia na sua aula. Um exemplo se da como forma de alfabetização, é possível apresentar aos alunos algumas poesias e depois trabalhar as letras e palavras dela, mas esse é só um exemplo. Por isso, veja o que a poesia pode ensinar na educação.
Ela pode ensinar tanto que você vai se assustar com as inúmeras possibilidades, para ajudar, vamos fazer uma lista com o que a poesia pode ensinar na educação, assim ficará mais fácil visualizar. Depois é só escolher o que apresentar para os seus alunos e começar a aproveitar tudo o que a poesia pode oferecer.
Na alfabetização – Como apresentamos no início a poesia pode ser usada na educação, se você não conhece muitas formas de introduzir a alfabetização aos alunos, essa é uma importante ferramenta. Mas a poesia pode ser uma forma interessante de fazer essa introdução, use poesias mais conhecidas e com palavras simples e fáceis como “A porta” de Vinícius de Moraes:

Sou feita de madeira
Madeira, matéria morta
Não há nada no mundo
Mais viva que uma porta

Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro bem com cuidado
Pra passar o namorado

Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão

Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Eu fecho tudo no mundo
Só vivo aberta no céu!


O que é poesia?
É possível ensinar também o que é poesia, ensinar como é feita, entre outras coisas. A poesia retrata algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação, é um gênero literário, ela é caracterizada pela composição em versos, como você pode ver na poesia acima os versos são estruturados de forma harmoniosa. Não é apenas interessante, mas também importante apresentar a poesia para os alunos, ela tem muito o que ensinar. 


Gêneros
Vamos aprofundar um pouco mais sobre o assunto? Existem gêneros poéticos e os alunos precisam saber um pouco sobre esse assunto, esse tema é importante, pois não é o bastante conhecer algumas poesias, é preciso entender mais sobre elas. Aproveite também para explicar a diferença de poesia para poema, existe uma diferença e os alunos precisam saber.
Conhecendo autores consagrados
Uma forma interessante de apresentar novos autores aos alunos é usando a poesia, existem muitos autores consagrados que escreveram poesia, seus alunos precisam conhecer alguns deles. Essa é uma dica de como a poesia pode ensinar na educação, apresente poesias de autores como Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Olavo Bilac, Cecília Meireles, entre outros.
História
A poesia também conta história, muitos autores fizeram poesia inspirados em acontecimentos da época, por isso a poesia pode ensinar na educação de história também. Nós falamos que você se surpreenderia com o que a poesia pode apresentar para os alunos.
É sempre interessante sair um pouco do casual e enxergar além, veja o que você pode ensinar para seus alunos com a poesia, esses são apenas alguns exemplos, existem muitos outros, por isso, fique atento e use sua criatividade. Se tiver alguma dúvida sobre o tema ou até mesmo usa sugestão para trabalhar a poesia em sala de aula não esqueça de deixar um comentário.

Fonte: https://canaldoensino.com.br/blog/como-ensinar-a-partir-de-tablets em 01 de dezembro de 2016.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...