quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

UNESCO lança livro sobre métodos para avaliar uso de tecnologias na educação

Recentemente a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) liberou um livro totalmente gratuito que trata de falar do que se deve ensinar sobre o HIV. A doença em questão não tem cura e por isso a educação sobre ela deve ser eficiente, para evitar novas contaminações e também para quebrar certos paradigmas e medos sobre o HIV.
O vírus da imunodeficiência humana, ou simplesmente HIV, é um dos males que mais assusta a população mundial, principalmente aqueles que vivem em países com saneamento e saúde precária. A doença causada pelo vírus diminui as defesas do corpo, deixando-o fraco o suficiente mesmo para se proteger de simples resfriados. A pessoa que adquirir o HIV terá de leva-lo por toda a vida, já que a doença não tem cura até o momento, apesar de possuir um tratamento que prolonga a vida do portador por muito tempo, fazendo com que este tenha uma vida relativamente normal.
A melhor forma de se combater o HIV é através da prevenção, sendo que o maior meio de transmissão está através do ato sexual. Cuidados como fazer sexo sem camisinha são essenciais para evitar a proliferação do vírus. As zonas de maiores riscos são as mais pobres, onde a saúde é precária e a informação é pouco disseminada. É nesse momento em que o livro disponibilizado pela Unesco é importante, para que profissionais da educação e da saúde saibam como lidar com as informações sobre HIV e também como dissemina-las de forma correta.

Conteúdo do livro

O livro “Educação e HIV: Evolução e Perspectivas” está divido em 4 capítulos, todos tratando de teorias e práticas a serem seguidas para uma boa educação e na maneira adequada de se disseminar a informação sobre o HIV. Os capítulos são:
Capítulo 1: A Evolução da Resposta
Capítulo 2: Desafios e Debates Atuais
Capítulo 3: Desenvolvimentos e Oportunidades
Capítulo 4: Rumo a uma nova abordagem
Os temas são os mais variados, que vão desde “O papel do setor de educação na resposta do HIV” até “Adaptação a uma epidemia em mudança”.

Formas de uso do conteúdo

O livro é destinado para profissionais da educação, mas pode servir muito bem para médicos e enfermeiros assim como estudantes de pedagogia e medicina ou mesmo alunos do ensino médio.
O conteúdo do livro aborda a educação sobre o HIV e isso ajuda a quebrar preconceitos e melhorar a forma como as pessoas tratam a doença. Quanto mais cedo esse tipo de informação chegar as pessoas, menos serão as divergentes e os medos, tratando a doença como perigosa e não as pessoas.

Como baixar o livro

Para ter acesso ao livro disponibilizado pela Unesco, basta clicar aqui. A nova janela irá surgir um documento em PDF que pode ser lido em qualquer computador ou smartphone. Para baixar basta clicar em “Salvar Como…” no canto a direita da tela, o botão está representado pelo ícone de um disquete. Se você deseja imprimir, basta clicar no desenho da impressora.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...